Termos e Condições

1. INFORMAÇÃO SOBRE NÓS   
Esta Página é propriedade da, e é gerida pela, Caixa de Previdência do Pessoal do Caminho de Ferro de Benguela (“CPPCFB”/ “nós”/ “nosso”), com morada na Rua Cândido Figueiredo n91, loja I, 1500-133 Lisboa, Portugal, com o número único de pessoa coletiva e de matrícula na Conservatória do Registo Comercial 980 000 599. 

2. OBJETO

2.1 Os presentes Termos e Condições são aplicáveis à utilização da Área Reservada disponível em cpppcfb.com e aos serviços prestados na Área Reservada, e a sua versão atualizada pode ser sempre consultada em [por favor inserir link para os Termos e Condições].

2.2 O serviço Área Reservada permite ao Utilizador consultar o contrato de arrendamento celebrado com a CPPCFB, as facturas e os recibos emitidos pela CPPCFB e outros dados relacionados com a relação contratual estabelecida entre o Utilizador e a CPPCFB.


2.3  O Utilizador poderá igualmente, através da Área Reservada, submeter questões, pedidos e solicitações referentes à sua relação contratual com a CPPCFB. Não obstante, quaisquer pedidos e solicitações que impliquem alterações ao contrato de arrendamento apenas se tornarão efetivos, quando aceites pela CPPCFB, mediante realização de aditamento ao contrato de arrendamento, o qual terá de ser assinado por ambas as Partes.       

2.4  A utilização da Área Reservada pelo Utilizador implica a aceitação plena e sem reservas dos presentes Termos.

2.5 A CPPCFB reserva o direito de modificar, a qualquer momento, os Termos e Condições. Caso tal ocorra, a CPPCFB informará os Utilizadores da Área Reservada, mediante aviso exibido na Página. Considera-se que aceitou plenamente e sem reservas os Termos e Condições e respetivas alterações, caso aceite ativamente os novos Termos e Condições. O Utilizador apenas poderá continuar a utilizar a Página após aceitação das alterações aos Termos e Condições.     

3. ÁREA RESERVADA   

3.1 Para poder aceder e utilizar a Área Reservada, o Utilizador deverá possuir credenciais de acesso (“Login”) e seguir as indicações fornecidas durante o processo de registo.

3.2  A Área Reservada pode ser utilizada pelo Utilizador que seja arrendatário no âmbito de um contrato de arrendamento celebrado com a CPPCFB. Caso exista mais do que um arrendatário, será atribuído um Login a todos os arrendatários. Sendo o arrendatário uma pessoa coletiva, a mesma deverá designar um representante a quem será atribuído o Login para utilização da Área Reservada; neste caso, se existir alteração do representante do arrendatário, tal facto deverá ser comunicado à CPPCFB para que possa ser atribuído novo Login.

3.3 O Utilizador é responsável pela utilização que fizer de todos os conteúdos disponíveis a partir da Área Reservada. Ao dar o seu acordo aos presentes Termos, o Utilizador concorda também em fazer uma utilização responsável e diligente da Área Reservada.

3.4 O Utilizador é responsável pelo seu Login e por mantê-lo fora do alcance de terceiros. Sempre que terceiros usem a Área Reservada com o Login do Utilizador, com ou sem a autorização do mesmo, considera-se, para todos os efeitos legais e contratuais, que a utilização foi efetuada pelo Utilizador.   

3.5 A CPPCFB não será responsável por quaisquer perdas ou danos causados por utilizações abusivas da Área Reservada com os dados do Login de um Utilizador e/ou o acesso à sua Área Reservada, que não sejam diretamente imputáveis à CPPCFB a título de dolo ou culpa grave.

3.6 A CPPCFB poderá restringir ou limitar o acesso a toda ou a parte da Área Reservada por motivos relacionados com condicionalismos técnicos, comerciais ou estratégicos.

3.7 Ao aceder a Área Reservada deve ter presente e aceitar expressamente que a Rede IP (Internet Protocol) é uma rede pública de comunicações eletrónicas suscetível de utilização por vários utilizadores e, como tal, sujeita a sobrecargas informáticas, pelo que a CPPCFB não garante o acesso à Área Reservada sem interrupções, perda de informação ou atrasos.

3.8 A CPPCFB não garante, igualmente, o acesso à Área Reservada em situações de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta ou de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à CPPCFB e que pela mesma não possam ser controladas).

3.9 Em caso de interrupção de acesso à Área Reservada por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta, a CPPCFB compromete-se a regularizar o seu funcionamento com a maior brevidade possível.

3.10 O Utilizador compromete-se a não utilizar a Área Reservada de modo que provoque, ou seja suscetível de provocar, a interrupção da disponibilização da Página, ou danos ao regular funcionamento da mesma. Adicionalmente, deve cumprir todas as disposições legais aplicáveis à utilização da Página, nomeadamente não praticar ou a fomentar a prática de atos ilícitos ou ofensivos dos bons costumes, e a observar as regras de utilização específicas das operações disponibilizadas na Área Reservada. Assim, a Área Reservada não deverá ser usada para fins como (lista não exaustiva):
i. Disponibilização, envio ou transmissão de qualquer conteúdo ilícito, designadamente, difamatório, invasivo da privacidade de terceiros, que prejudique menores, interditos ou inabilitados; 
ii. Representação ou fazer-se passar falsamente por outra pessoa singular e/ou coletiva;
iii. Disponibilização, transmissão ou envio (de forma negligente ou culposa) de qualquer material que contenha vírus de software ou qualquer outro código informático, ficheiros ou programas cujo objetivo seja interromper, destruir ou limitar a funcionalidade de qualquer computador ou sistema informático (hardware e software) ou equipamento de telecomunicações;
iv. Tentativa da prática de qualquer um dos atos identificados nas alíneas anteriores ou de outros não permitidos por Lei.

4. PROPRIEDADE INTELECTUAL     

4.1 A utilização da Área Reservada e do seu conteúdo não garante ao Utilizador quaisquer direitos de propriedade intelectual ou direitos associados, incluindo direitos de autor, marcas registadas, patentes, direitos de design, nomes comerciais, direitos de base de dados e direitos conexos, bem como direitos sobre o know-how (“Direitos de Propriedade Intelectual”), relacionados com a Área Reservada. Todos os textos, interfaces do utilizador, interfaces visuais, gráficos, ilustrações, fotografias, marcas comerciais, logótipos, código informático e outro material relacionado (em conjunto, “Conteúdo”), incluindo, mas não se limitando a, design, disposição, estrutura, seleção, coordenação, expressão e “aspeto e sensação” do Conteúdo contido na Página são controlados ou detidos por nós ou licenciados pelos respetivos titulares. Todos estes direitos estão reservados.

4.2 Nada nestes Termos e Condições constitui a transmissão de quaisquer Direitos de Propriedade Intelectual da CPPCFB para o Utilizador ou para terceiros.

4.3 O Utilizador não pode copiar, reproduzir, publicar, republicar, descarregar, transmitir, gravar, explorar comercialmente, editar, comunicar ao público ou distribuir por qualquer forma o Conteúdo, serviços, páginas ou materiais incluídos na Página ou os códigos informáticos de elementos que compõem a Página, exceto para a sua utilização pessoal. O Utilizador também não pode utilizar qualquer dispositivo automático ou manual, programa, algorítmo ou metodologia, ou qualquer processo semelhante, em qualquer parte da página ou Conteúdo. Sujeito ao acima mencionado, o Utilizador pode descarregar excertos não substanciais deste Conteúdo para o seu disco rígido, com a finalidade da sua visualização, partindo do princípio que não é feita mais do que uma cópia de qualquer informação. 

4.4 O Utilizador poderá descarregar, a qualquer momento, os documentos que lhe digam respeito e que estejam incluídos na Área Reservada, tais como contrato de arrendamento, recibo de pagamento, etc.

4.5 Qualquer utilização que não seja permitida no âmbito desta cláusula, apenas poderá ser executada mediante a autorização prévia por escrito da CPPCFB.

5. SUSPENSÃO DE ACESSO À ÁREA RESERVADA     

5.1 Se não observar os presentes Termos e Condições, a CPPCFB pode, em qualquer altura, suspender ou fazer cessar imediatamente o seu acesso à Área Reservada, caso em que lhe será dado conhecimento da suspensão (antes ou depois de a suspensão ser implementada, consoante a gravidade dos factos que determinem a suspensão ou a cessação do acesso). A CPPCFB poderá ainda solicitar a confirmação de qualquer informação que tenha sido fornecida por si.

5.2 Não há lugar ao pagamento de qualquer compensação (a si ou a terceiros) pela CPPCFB em caso de suspensão ou cessação de acesso à Área Reservada determinada pela CPPCFB ao abrigo do número anterior e da Cláusula 8., não podendo a CPPCFB ser responsabilizada ou de alguma forma onerada, por qualquer consequência resultante da suspensão, do barramento ou cancelamento do seu acesso à Área Reservada.

5.3 A CPPCFB pode ainda, ocasionalmente, restringir ou suspender temporariamente o seu acesso a toda ou a apenas partes da Área Reservada para efeitos de ações de manutenção, reparação ou introdução de funcionalidades, serviços, caso em que a restrição ou suspensão temporária será limitada ao período estritamente necessário para a realização das referidas ações.

6. RESPONSABILIDADE

6.1 A Área Reservada CPPCFB possui os adequados níveis de segurança, todavia a CPPCFB não será responsável pelos prejuízos ou danos decorrentes do incumprimento ou cumprimento defeituoso dos presentes Termos e Condições, ou por quaisquer prejuízos sofridos por si ou por terceiros, quando tal não lhe seja, direta ou indiretamente imputável, a título de dolo ou culpa grave, não se responsabilizando designadamente por: 

i. Atrasos, interrupções, erros e suspensões de comunicações que tenham origem em fatores fora do seu controlo, nomeadamente, quaisquer deficiências ou falhas provocadas pela rede de comunicações ou serviços de comunicações prestados por terceiros, pelo sistema informático, pelos modems, pelo software de acesso ou eventuais vírus informáticos; 
 ii. Erros, omissões ou outras imprecisões relativas às informações disponibilizadas através da Área Reservada;
iii. Danos causados por culpa do Utilizador ou de terceiros, incluindo as violações da propriedade intelectual;
iv. Incumprimento ou cumprimento defeituoso que resulte do incumprimento de decisões judiciais ou de autoridades administrativas;
v. Incumprimento ou cumprimento defeituoso quando ocorram situações de força maior, ou seja, situações de natureza extraordinária ou imprevisível, externas à CPPCFB e que pela mesma não possam ser controladas, tais como incêndios, cortes de energia, explosões, guerras, pandemias, tumultos, insurreições civis, decisões governamentais, greves, terramotos, inundações, outros cataclismos naturais ou outras situações não controláveis pela CPPCFB que impeçam ou prejudiquem o cumprimento das obrigações assumidas.

6.2 A CPPCFB adotará as medidas necessárias para assegurar que a Área Reservada não contenha qualquer tipo de vírus ou de outros elementos do género igualmente perigosos para os equipamentos terminais utilizados para acesso à Área Reservada. No entanto, uma vez que a CPPCFB não consegue controlar integralmente a circulação de informação através da Internet, a CPPCFB não garante que os mesmos não contêm qualquer tipo de vírus ou outros elementos que possam danificar o equipamento terminal do Utilizador.

7. QUESTÕES E RECLAMAÇÕES

7.1 Se tiver questões, reclamações ou comentários sobre esta Página, pode contactar-nos através do número de telefone +351 213 460 978. A nossa Página contém todos os nossos dados de contacto. 

8. Cessação

8.1 Pode deixar de usar a Área Reservada em qualquer momento e sem necessidade de justificação.

8.2 A Área Reservada é disponibilizada por um prazo indeterminado, podendo a sua disponibilização, total ou parcial, pela CPPCFB cessar, definitivamente ou temporariamente, a qualquer momento, de acordo com a vontade desta.

8.3 Se deixar de usar a Área Reservada ou se a CPPCFB deixar de a disponibilizar, tal não irá afetará quaisquer contratos celebrados com a CPPCFB.  

9. LEI APLICÁVEL e FORO

9.1 Aos presentes Termos e Condições será aplicável a lei Portuguesa.

9.2 O tribunal da comarca de Lisboa será exclusivamente competente para dirimir quaisquer litígios exclusivamente decorrentes da utilização da presente Página. A presente cláusula não se aplica à competência para dirimir litígios relacionados com quaisquer contratos de arrendamento.      

Estes Termos foram atualizados pela última vez em Julho de 2020.